quarta-feira, 24 de abril de 2013

* Definição de Um Desviado do Evangelho *


Com o crescimento da Igreja Evangélica no Brasil e no mundo, cresce também uma nova categoria: "Evangélicos Nominais". São diversos os motivos pelo qual uma pessoa deixa o seu serviço cristão e passa a "servir a Deus em casa": Uns escandalizam-se com maus testemunhos dentro de sua igreja; Outros decepcionam-se quando algumas coisas não acontecem como esperavam; Outros discordam da doutrina geralmente ensinada, etc. O grande problema de tudo isto é: Até que ponto o "cristão autônomo" pode estar pondo em risco sua salvação, mesmo acreditando estar nela? Para isto tentarei, não de uma forma definitiva mas admoestativa, definir em alguns pontos um crente desviado:
1)É conhecedor das Escrituras e já passou pelas experiências do novo nascimento, batismo nas águas e comunhão com a Igreja de Cristo através da Ceia.
Só pode ser considerado um desviado aquele que um dia já esteve no caminho, por isso medite se você está ou já esteve, e o que lhe garante isto! 
2)Não nega a fé em Cristo, nem a crença em Deus ou na Bíblia, mas recusa-se a congregar em uma Igreja, preferindo seguir só a lida da vida.
"Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado." (1Jo 1:7)
A comunhão contínua com o corpo de Cristo é a garantia da purificação contínua pelo sangue de Jesus. 
3)Sempre justifica sua postura anti-igreja por uma injustiça sofrida, um desafeto vivenciado ou uma doutrina básica da qual discorda.
"Por que não sofreis, antes, a injustiça? Por que não sofreis, antes, o dano? (1Co 6:7b)
Injustiças ou desafetos não justificam a quebra da comunhão. 
Quanto a parte doutrinária: Se achas anti-bíblica a doutrina de onde congregavas, congregue onde concordas com a doutrina; se pensas ser anti-biblica todas as congregações atuais, cuidado para que não seja você mesmo que está fora da Palavra.   
4)Mesmo andando por lugares que desagradam a Deus, com companhias que não respeitam ao Senhor e praticando aquilo que a Bíblia reprova, identificam-se como "evangélicos", dizendo não ter Igreja mas ser de Cristo.
"Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniquidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas? Que harmonia entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo? (2Co 6:14, 15)
Não está apto para se declarar "evangélico", aquele cuja comunhão só encontra-se com os "não-evangélicos". 
5)Sempre que convidado à retornar à comunhão do corpo de Cristo diz: "Qualquer dia faço uma visita na igreja", como se o Senhor esmolasse sua presença.
Para o salvo em Cristo, o congregar não é uma alternativa ou opção a ser estudada, mas uma ordem:
"Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns;..." (Hb 10:25) 
6)Alimentam dentro de si a falsa segurança de que, por um dia terem conhecido ao Senhor, Deus usará de misericórdia com eles no último momento.
"...Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida." (Ap 2:10b)
A fidelidade a Deus não resume-se apenas em uma confissão verbal de suas crenças, mas no amor a Deus e ao próximo com obras, no serviço cristão e comunhão com o corpo de Cristo e outras coisas mais... 
7)Podem já ter errado o alvo e ter perdido a salvação e ainda não estarem sabendo.
Você pode estar avistando o Caminho, mas não estar no caminho; pode estar próximo ao Caminho, mas não estar no caminho; pode estar a beira do Caminho, mas não estar no caminho!
Seja sincero com você mesmo e com o Senhor, à luz da Bíblia, e responda a si mesmo se a tua definição é de um crente constante e fiel ou de um desviado do Evangelho. 

 
 
  
 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

*** OLÁ! *** Você está diante de um trabalho sério e objetivo, portanto, não use palavras torpes, de baixo calão, pois as mesmas serão excluídas. Se não quiseres comentar... Não Comente! Se quiseres... SERÁ BEM-VINDO!